top of page

Açores

As ilhas açorianas são um grupo de três arquipélagos, composto por nove ilhas habitadas, e situa-se no meio do Oceano Atlântico. Distam aproximadamente 1300 km da costa portuguesa, estando a 1700 km da Terra Nova.

 

O grupo oriental é constituido pelas ilhas de Santa Maria, São Miguel e pelas ilhéus desabitados das Formigas. O grupo central é formado pelas ilhas Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial. As duas ilhas mais pequenas, Flores e Corvo, constituem o grupo ocidental.



Juntamente com o arquipélagos da Madeira (incluíndo as ilhas Selvagens), Canárias e Cabo Verde e parte de Marrocos, os Açores formam a região floral da Macaronésia. 



Após séculos de corte raso intensivo descontrolado de espécies de árvores, e que resultou num declínio da quantidade e qualidade das florestas açorianas, a vegetação endémica encontra-se apenas em alguns locais de difícil acesso com crateras, penhascos e encostas montanhosas.

Como consequência da elevada precipitação, os Açores são a única região da Macaronésia onde exitem turfeiras, principalmente na ilha das Flores. A vegetação pantanosa é comum mas frequentemente invadida pelas espécies americanas de Hypericum e por plantações de Cryptomeria. As florestas indígenas de loureiro e zimbro estão gravemente afectadas pela acção do Homem, pela alta demanda das suas espécies de árvores.

bottom of page