top of page

Grécia

A Grécia é um país do sudeste europeu. Consiste num território continental peninsular e num vasto número de ilhas que, juntamente com uma linha costeira extremamente recortada, faz com que a Grécia possua a 11ª maior costa do mundo, com 13 676 km. Dependendo da definição, a Grécia tem entre 1200 a 6000 ilhas, 227 das quais são habitadas, a mais populosa sendo Creta.



Oitenta por cento do território grego é constituído por colinas, tornando-o um dos países mais montanhosos da Europa. O Monte Olimpo, morada mítica dos deuses gregos, culmina em Mytikas, aos 2 917 m de altura.



O clima da Grécia é sobretudo mediterrânico, com invernos amenos e chuvosos e verões secos e quentes. Este tipo de clima ocorre em toda a zona costeira, incluindo Atenas, Creta e a região continental central. Os Montes Pindo afectam fortemente o clima do país já que as regiões a oeste da cordilheira são consideravelmente mais pluviosas (pela maior exposição aos ventos húmidos de sudoeste) do que as áreas que ficam a leste dessas montanhas (efeito sombra de chuva).

As regiões montanhosas do noroeste da Grécia, tal área montanhosa central do Peloponeso, apresentam clima alpino com grandes quedas de neve. As regiões interiores do norte grego apresentam um clima temperado com invernos húmidos e frios e verões secos e quentes, com frequentes trovodas. A queda de neve ocorre anualmente na montanhas e áreas a norte, mas podem ocorrer pequenos nevões em áeras  baixas do sul como Atenas.



As comunidades vegetais da região dos Balcãs são variadas e complexas. Elas vão desde a vegetação alpina dos picos montanhosos, passando pelas densas florestas europeias de abetos e faias, até aos bosques perenes do Mediterrâneo e à phrygana seca e chamuscada das ilhas gregas. Entre dois tipos de clima tão contrastantes como o mediterrânico e o europeu-central, e com a zona de transição, desenvolve-se uma grande variedade de climas locais. Isto, aliado às diferenças edáficas, altitude e variedade de origens das espécies, permite uma grande diversidade das comunidades de plantas.

Um clima de verões secos e invernos húmidos é a influencia dominante na vegetação de rodeia o Mar Mediterrâneo e proporciona-lhe o aspecto e composição característicos. A predominância de arbustos e árvores perenes, a abundância de pequenos arbustos aromáticos e o surto efémero das plantas anuais e muito coloridas na primavera, seguido de novo renascer às primeiras chuvas de inverno, distinguem claramente a vegetação mediterrânica de todos os outros tipos na Europa.

bottom of page