Origin of multiple parthenoforms of Empoasca leafhoppers in Madeira island
Project financed by the FCT (PTDC/BIA-BEC/103411/2008)
Sul de Portugal
Portugal é um Estado da Europa meridional, cuja parte continental se situa no extremo sudoeste da Península Ibérica, ocupando uma área de 91 985 km2 . A Norte e a Oriente é limitado pela Espanha, a Ocidente e a Sul pelo Oceano Atlântico.
O território continental português é dividido pelo rio principal, o Tejo. A norte, a paisagem é montanhosa nas zonas do interior com planaltos, intercalados por áreas que permitem o desenvolvimento da agricultura. A sul, até ao Algarve, o relevo é caracterizado por planícies, sendo as serras esporádicas.
A posição de Portugal entre os climas atlânticos e mediterrâneos explica a presença de duas áreas vegetais distintas. A metade setentrional do país é caracterizada por um intenso verde e a fachada marítima ocidental é domínio da vegetação atlântica. A vegetação mediterrânica, pouco frequente no norte, adquire predomínio quase absoluto ao sul do Tejo.
O clima e a diversidade geográfica moldaram a flora portuguesa. No que diz respeito às florestas portuguesas estão muito difundidos, por razões económicas, o pinheiro (especialmente as espécies Pinus pinaster e Pinus pinea), o castanheiro (Castanea sativa), o sobreiro (Quercus suber), a azinheira (Quercus ilex), o carvalho-português (Quercus faginea) e o eucalipto (Eucalyptus globulus).